Studio Ghibli confirma estar trabalhando em dois novos filmes em 2020

0

Sim, é isso mesmo que você leu. O icônico Studio Ghibli (responsável por clássicos da animação japonesa como A Viagem de Chihiro e Cemitério dos Vagalumes) confirmou que, além de estarem disponibilizando todo o catálogo do estúdio nas plataformas de streaming até o próximo mês de abril, estão trabalhando em dois longas-metragens inéditos neste exato momento.

Segundo uma reportagem do site i-D publicada ontem, um desses novos projetos será encabeçado por ninguém menos que Hayao Miyazaki, que está saindo da aposentadoria pela milésima vez para dirigir um filme inspirado pelo romance Kimi-tachi wa Dō Ikiru ka (ou How Do You Live?), escrito por Genzaburō Yoshino em 1937.

Tendo em vista a fama de perfeccionista do Miyazaki, o produtor Toshio Suzuki (colaborador de longa data do cineasta) estima que o filme fique pronto entre 2021 e 2022.

How Do You Live? Studio Ghibli

Sobre “How Do You Live?”, do estúdio Ghibli

A proposta inusitada do próximo longa-metragem de Hayao Miyazaki, produzido no estúdio Ghibli é não fazer uma adaptação direta da trama do romance de 1937, mas sim abordar um ângulo metalinguístico: no projeto de Miyazaki o romance será tratado como parte integral da trama, especialmente no que tange ao significado dele para o protagonista do filme.

How Do You Live? está em processo de desenvolvimento desde 2016, quando Miyazaki saiu da aposentadoria. O produtor Toshio Suzuki revelou em uma entrevista que Miyazaki está trabalhando nesse filme como um epitáfio para seu neto, e que isso seria sua forma de dizer “vovô partirá para o próximo mundo em breve e está deixando esse filme pra você porque ele te ama”.